sábado, 5 de fevereiro de 2011

Ijime

Oi pessoas,como vão? Hoje vim tratar de um assunto sério,muito falado ultimamente e infelizmente muito praticado no Japão. O bulling.
Uma língua extremamente difícil e uma escrita incompreensível.Esses são problemas básicos que brasileiros sofrem no Japão.Pelo que acompanhamos na T.V,sites e revistas os problemas básicos que brasileiros sofrem no Japão ao entrarem em uma escola geralmente são:
A lista citada não quer dizer que está na ordem
•Dificuldade de falar a língua japonesa
•Escrita
•Costumes
•Regras/Leis
•E principalmente, o preconceito.
Pois é,infelizmente por mais que eu adore o Japão,há ainda o preconceito. Pode até parecer um assunto ultrapassado mas é notório vermos que muitos alunos descedentes (ou não) sofrem essa prática que é o bulying,ou como chamado no Japão Ijime. Essa brincadeira de péssimo gosto é ditada por grupos de alunos que agredem fisicamente ou mentalmente um determinado aluno. E é isso que muitos alunos brasileiros passam no Japão lembrando que não são todos

Na escola eles fazem de tudo mesmo ,rabiscam seus livros, escondem seus sapatos, jogam água, além das agressões verbais... No Japão cerca de 30 mil pessoas tiram suas vidas todos os anos por causa do ijime.E isso tudo por  você ser diferente.Infelizmente é algo tão forte no Japão que em diversas novelas é apontado com um alerta para a população.Hana Yori Dango,Nobuta wo produce e Life são excelentes exemplos disso.

O mangá Life que por tamanho sucesso virou anime e dorama e o melhor exemplo disso. As outras Doramas que citei são leves perto de Life. A garota é humilhada pelo simples fato de não querer fazer parte da prática de bulling. É ridículo! A cada capítulo eu ficava ainda mais nervosa e com vontade de fazer alguma coisa. Isso é uma das coisas que mais me revoltam. Como que ninguém pode não fazer nada?
Já conheci um garoto que me disse que sofreu bulling no Nihon por que ele era mestiço.Ele me disse que os mestiços são os que mais sofrem por que são sujos por ter misturado as raças nossa que revolta. E isso o fez virar depois um próprio praticante para se vingar. Entende que se ninguém fazer nada vira uma bola de neve? Não digo que ele foi certo em fazer isso pelo contrário ele, que foi um sofredor, deveria fazer algo que ajudasse a ninguém mais passar por isso. Mas,infelizmente chega a ser compreensível. 

E ele não foi a primeira e nem será a última pessoa a me dizer isso. Galera bulling é algo extremamente sério e que deve ser combatido. Mas,claro isso depende também MUITO da pessoa que sofre com isso. Na minha sala de aula havia um garoto que sofria de bulling e eu junto das minhas amigas até tentamos ajudar,mas depois percebemos que ele que corria atrás dos garotos para não andar sozinho. Cara,isso é ridículo antes só do que mal acompanhado! Ao amadurecermos,os garotos pararam de pegar no pé dele,e hoje após o Ensino Médio descobri que eles viraram melhores amigos. Sabe por quê isso aconteceu? Por quê  ELE tomou a atitude de revidar os garotos,de falar : chega! Basta!Me impressionei com a atitude e a coragem dele,e isso mostrou que as vezes podemos querer ajudar,mas a pessoa deve querer também ajudar a si mesmo. 
#Ficaadica : Vocês veem que a coisa é sério,mas isso não quer dizer para vocês pararem de sonhar.Eu vejo todas as reportagens sobre isso e não desisto de um dia ir ao Japão. E não tenho vergonha de ser brasileira,pelo contrário. AMO MEU BRASIL! Se mostrarmos quem realmente somos e sempre ficarmos de cabeça erguida ninguém vai nos abalar não é ? Se você sofre disso fale com alguém,essa pessoa você não sabe,mas pode virar sua melhor amiga. Graças a Deus,nunca sofri disso,mas imagino como seja...Ijime pode ser combatido,no Japão e em qualquer lugar do mundo,então,faça a diferença!

3 comentários:

Anna-chan disse...

Uau!!Nem sabia que no Japão tinha tanto Ijime!!Aqui no Brasil já vi bastante!!Já vi até um que quase se matou!!Eu também nunca sofri disso,também espero nunca sofrer!!

Anônimo disse...

as vezes as pessoas mais diferentes podem ser as mais legal, minhas amigas são diferentes, loucas mais é isso que faz delas especiais pra mim e acho que todos merecem uma chance, apenas deu mesma ja ter errado, mais afinal, a gente aprende com os erros né ? :)

Yuu-chan disse...

O pior desse problema é que tem em todos os lugares.

Às vezes uma simples palavra que sai de sua boca pode acabar com a vida de alguem.

Ijime, uma coisa tão besta que destroi muitas coisas... :f

Pra isso que é importante ter sempre por perto alguem que voce confie.

Pra isso que servem as AMIGAS :a

Conteúdo relacionado

Follow